BOLO DE BEM-CASADOS COM NOZES (SEM GLÚTEN)

Fiz este bolo no dia dos pais e foi um sucesso. Maravilhoso, fofinho, delicioso. Não deixem de fazê-lo porque é um dos bolos mais gostosos que já comi. Se não gostar de  noz, pode substituir por outra fruta seca, ou colocar só o doce de leite. E o melhor de tudo, é que mesmo pessoas com intolerância ao glúten, ou celíacas, podem comer sem problemas. Se você for fazer este bolo para uma pessoa que tenha intolerância à lactose, substitua o doce de leite por outro recheio, por exemplo, uma geléia de frutas. Tenho certeza que este bolo vai entrar para o seu caderninho de receitas preferidas.

Ingredientes da Massa:

4 claras
3/4 xícara (chá) de açúcar (120grs)
4 gemas
1 xícara (chá) de fécula de batata (140grs)
1 colher (sobremesa) de fermento em pó

Ingredientes do Recheio:

1 lata de leite condensado

Ingredientes da Cobertura:

5 colheres (sopa) de água fervente
2 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro

Modo de Prepara da Massa:

Bata as claras em neve firme. Adicione o açúcar e as gemas e bata até ficar homogêneo. Junte delicadamente a fécula e o fermento, sem bater, para não perder o volume. Divida a massa em duas porções e distribua-as em duas formas untadas e forradas com um disco de papel manteiga, também untado e enfarinhado com um pouquinho de fécula. Asse em forno moderado até dourarem ligeiramente e deixe esfriar.

Modo de Preparo do Recheio:

Cozinhe o leite condensado em panela de pressão, com água até cobrir a latinha, por mais ou menos 35 minutos. Faça isso, se possível, um dia antes de fazer o bolo, para que a lata esfrie bem antes de abrí-la. Coloque o leite condensado cozido numa tigela e misture bem as nozes. Reserve.

Modo de Preparo da Cobertura:

Coloque o açúcar de confeiteiro numa tigela e vá acrescentando a água, aos poucos, e mexendo até obter uma mistura homogênea. Utilize rapidamente, pois esse glacê seca bem rápido.

Montagem do Bolo:

Coloque um dos bolos sobre um prato. Recheie e cubra com o outro bolo. Cubra com o glaçê deixando escorrer naturalmente pela lateral. Enfeite com nozes e deixe secar. Sirva em temperatura ambiente.

Bom Apetite.

bolo de bem casado dentro do post

 

3 comments on “BOLO DE BEM-CASADOS COM NOZES (SEM GLÚTEN)
    • Olá Manoelly. Esse bolo tem uma textura especial. É muito leve e derrete na boca. Isso se deve à fécula de batata. Caso você substitua por farinha de trigo, não terá essa mesma característica. Experimente que você vai adorar. Abraços da Coruja.

Say something

Your email address will not be published. Required fields are marked with a grey bar.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>