ROCAMBOLE DE CARNE MOÍDA

Esta é uma receita que faço há muito tempo. Quando estava noiva fiz uns cursos de culinária no SESI, e aprendi várias receitas muito boas e todas testadas nos cursos. Guardei os cadernos com as receitas e tem algumas que são as preferidas do pessoal aqui de casa. Este rocambole é uma delas. Parece trabalhoso, mas é muito fácil, nutritivo, delicioso  e rende uma boa refeição. Dá para fazer algumas adaptações nesta receita, conforme o gosto de cada um. Na receita vou especificar os ingredientes que podem ser alterados e assim facilitar sua vida. Fiz também uma adaptação para que o rocambole fique sem glúten. Ficou delicioso do mesmo jeito de sempre. Acompanhe-o com uma salada verde e um arroz branco. Tenho certeza que todos vão adorar.

Ingredientes:

600 grs. de carne moída, bem limpinha, sem gordura
4 ovos ( 2 para a massa e dois cozidos para o recheio)
1/2 cebola bem picadinha
suco de 1 limão
2 colheres (sopa) de queijo ralado
1 pãozinho picado e embebido em leite (na versão sem glúten 2 fatias de pão sem glúten picadas e embebidas em leite)
1 xícara (chá) de leite
50 grs. de toucinho defumado (ou 1/2 gomo de linguiça calabresa)
farinha de rosca (na versão sem glúten usei fubá)
sal
temperos a gosto (usei, louro em pó, orégano, molho shoyo, azeite (tudo pouco para não sobressair demais o sabor)
1 colher (sopa) de aveia para dar liga na massa (opcional) (na versão sem glúten usei 1 colher (sobremesa) de farinha de arroz)
1 colher (sopa) de margarina para cobrir o rocambole
molho de tomate pronto, ou 3 tomates batidos no liquidificador

Ingredientes do Recheio:

150 grs de presunto
150 grs de mussarela
2 ovos cozidos
azeitona, cenoura cozida ou qualquer outro ingrediente que lhe agrade

Modo de Preparo:

Pique o pão e coloque numa tigelinha com o leite. Deixe por uns minutinhos e depois esprema num coador, com o auxílio de uma colher para tirar o excesso de leite. Numa tigela misture bem a carne, os ovos, a cebola, o limão, o queijo ralado, o pão espremido, a linguiça, o sal, os temperos e a aveia. Trabalhe a massa até ficar consistente. Abra a massa sobre um plástico ou pano bem limpo, polvilhado com farinha de rosca. Vá passando farinha de rosca na sua mão, para facilitar na hora de abrir a massa. Coloque o recheio e enrole. Passe, com o auxílio de espátulas, o rocambole para uma assadeira untada e polvilada com farinha de rosca. Coloque pedacinhos de margarina sobre o rocambole. Cubra com papel alumínio e deixe no forno por mais ou menos 35 minutos. Tire o papel alumínio e deixe por mais ou menos 10 minutos ou até dourar bem. Depois de assado, cubra com molho de tomate.

Bom Apetite.

Rocambole de Carne Moída dentro do post

 

Say something

Your email address will not be published. Required fields are marked with a grey bar.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>