BOLO DE MASSA PUBA (MANDIOCA)

A massa puba é feita de mandioca fermentada. Não é muito difícil de encontrar. Comprei na feira, mas vende também na zona cerealista, perto do Mercado Municipal de São Paulo. O bolo feito de massa puba fica delicioso. Assemelha-se a uma queijadinha ou bombocado. Fica úmido e muito saboroso. E tem outra grande vantagem, não tem glúten. Esta receita fiz ontem e nem os farelinhos do bolo tem mais. Aproveitei para estrear a forma que ganhei de minhas filhas a semana passada. Ficou lindo o bolo. Adorei a forma e o bolo. Na receita vai coco e optei por comprar coco fresco ralado. Dá uma grande diferença. Procure também, um queijo ralado de boa qualidade, para não alterar o sabor do seu bolo.

Ingredientes:

500 grs de massa puba de mandioca
50 grs de coco fresco ralado
50 grs de queijo ralado
400 ml de leite
300 grs de açúcar
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de fermento
3 ovos

Modo de Preparo:

Bater os ingredientes no liquidificador, tomando o cuidado de sempre começar com os ingredientes líquidos e depois ir acrescentando os outros ingredientes aos poucos. Colocar em forma untada e enfarinhada. No caso de pessoas com intolerância ao glúten ou celíacos, polvilhar com farinha sem glúten, acúcar, fubá, ou qualquer outra farinha que estejam acostumadas.

Bom Apetite.

Bolo de Massa Puba dentro do post

6 comments on “BOLO DE MASSA PUBA (MANDIOCA)
  1. Me tira de uma curiosidade é a seguinte
    a farinha de pubá (conhecida como faria d’ água) nada mas é que a massa de puba seca? E caso esteja certa posso substituir a massa de puba fresca pela farinha de pubá para fazer este bolo?
    E caso eu esteja errada cual a diferença entre uma e outra
    De antemão muito obrigada

    • Olá Charito, sinceramente não tenho muito conhecimento sobre massa puba. A que usei, comprei na feira, e parece um pouco com farinha de mandioca. Não sei se o bolo fica bom com alguma substituição, mas gosto sempre de experimentar para ver como fica. Caso você faça me conte o resultado. Abraços da Coruja.

    • Charito a massa de puba seca é extraida após a fermentação da mandioca, ela é peneirada e seca ao sol. Já a farinha de puba passa pelo cozimento ao ser torrada.

Say something

Your email address will not be published. Required fields are marked with a grey bar.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>