BOLO RED VELVET – VELUDO VERMELHO

Esse bolo era muito pedido aqui em casa, mas eu não tinha ainda me aventurado a fazê-lo. Como eu nunca tinha comido, não sabia como era o seu sabor e nem sua textura. Minhas filhas comeram esse bolo numa viagem que fizeram e disseram que era um dos bolos mais gostosos que tinham experimentado. Surgiu um dia desses, a oportunidade de fazer um curso com um dos melhores confeiteiros de São Paulo, o Rafael Bastos, dono da loja de doces finos Ópera Ganache, onde o tema era Sabores dos Estados Unidos. Adivinhem se o Red Velvet não era um dos principais bolos do curso? Experimentei e adorei o Red Velvet. Já fiz duas vezes e acho que farei logo outra, porque é muito gostoso mesmo. E além disso, é lindo. Fica muito charmoso com essa cor diferente. Faça e tenho certeza que você vai arrasar com sua família e seus amigos. Para facilitar, separe, peneire, deixe todos os ingredientes em temperatura ambiente e prepare as formas antes de começar sua receita. Essa massa dá para 2 formas de 25 cm. A primeira vez que fiz este bolo não coloquei na geladeira. Fiz e foi servido no mesmo dia. Já na segunda vez, fiz um dia antes do aniversário de minha filha e coloquei na geladeira para ser consumido no dia seguinte. Conforme a explicação do Rafel Bastos, essa massa não fica muito boa na geladeira, porque vai muita manteiga e assim endurece o bolo. Melhor fazer no dia em que for consumir.

Ingredientes da massa:

5 ovos inteiros
2 xícaras (chá) de açúcar refinado
1 pitada de sal
100 grs. de manteiga sem sal
2 colheres (sopa) de cacau em pó
70 grs. de chocolate meio amargo derretido
2 xícaras (chá) e 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
3/4 de xícara (chá) de creme de leite
2 colheres (sopa) de corante em gel vermelho morango
1/4 de xícara de rum

Ingredientes do recheio e cobertura:

300 grs de cream cheese
85 grs de manteiga sem sal
1 e 1/2 xícara de chá de açúcar de confeiteiro
1 colher (chá) de baunilha

Modo de Preparo da massa:

Bata os ovos com o açúcar. Adicione a manteiga derretida, o cacau em pó e o corante vermelho. Incorpore o chocolate derretido. Misture a farinha, com o fermento e o sal e acrescente à massa, misturando sem bater. Acrescente o creme de leite e o rum delicadamente. Divida a massa em duas formas de 25 cm, forradas com papel manteiga untado. Leve para assar em forno moderado. Deixe os bolos descansarem por mais ou menos 10 minutos e desenforme. Corte os bolos ao meio, recheie e cubra com o creme. Separe um pedaço pequeno do meio do bolo, coloque sobre uma peneira pequena e rale por cima do creme para enfeitar.

Modo de Preparo do recheio:

Tenha a certeza que o cream cheese e a manteiga estejam em temperatura ambiente, para evitar grumos. Bata na batedeira a manteiga com metade do açucar. Assim que virar um creme, acrescente o cream cheese e o restante do açucar. Bata mais um pouco e adicione a baunilha. Caso esteja muito calor e o creme muito mole, coloque só um minutinho na geladeira e utilize.

 Bom Apetite.

Bolo Red Velvet dentro do postBolo Red Velvet dentro do post1Bolo Red Velvet dentro do post2

 

7 comments on “BOLO RED VELVET – VELUDO VERMELHO
  1. Olá Edilene, acho que não vai mudar a textura, porém o sabor, bem suave, que o rum dá, faz toda a diferença. Caso não goste de bebidas, opte por algumas gotas de uma boa essência. Abraços da Coruja.

    • Olá Bruno. Nunca tentei colocar nessa massa, mas achei sua idéia bem legal. Se der certo, nas esqueça de me contar. Abraços da Coruja.

Say something

Your email address will not be published. Required fields are marked with a grey bar.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>