QUINDIM

Sabe aquela pessoa maluca por quindim, sou eu! Adoro de paixão quindim. É o meu doce preferido. Sempre quis fazer, mas até agora me faltou coragem. Achava que não ia dar certo. Mas no aniversário da minha filha, na semana passada, eu resolvi fazer e, não é que ficou delicioso. Ficaram lindos e muito gostosos. Fiz umas pesquisas e algumas adpataçoes de várias receitas e procurei fazer uma que não desse muitos doces, para poder fazer, mesmo que não seja para um evento grande. Nas forminhas que eu comprei, mais ou menos 3 cm. de diâmetro, renderam 15 quindins. Se você e sua família gostam, vale a pena fazer, ficou muito bom. Existe também a possibiliade de fazer em forma de quindão, numa forma grande. De qualquer maneira é um doce muito gostodo, delicado e lindo.

Ingredientes:

1 pote de 250 grs de glucose de milho branca
1/4 de xícara (chá) de água filtrada
170 grs. de coco fresco ralado
250 grs. de açúcar
30 grs. de manteiga sem sal derretida
12 gemas peneiradas
1/2 colher (chá) de baunilha

Modo de Preparo:

Primeiro prepare as forminhas. Coloque a glucose no micro ondas por mais ou menos 18 a 20 segundos, para que ela amoleça um pouco. Coloque a glucose numa panela com a água filtrada e leve ao fogo baixo, mexendo até tudo se incorporar, porém sem deixar esquentar demais. Preencha o fundo das forminhas com um pouco dessa glucose preparada e leve à geladeira por mais ou menos 5 minutos, só para firmar um pouco, para que quando você colocar a massa do quindim, ela não se misture com a glucose.
Em uma tigela, coloque o coco e o açúcar. Amasse com as mãos, até o açúcar se incorporar ao coco, obtendo assim uma massa homogênea. Acrescente a manteiga e misture bem. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por mais ou menos 2 horas. Retire a mistura da geladeira e mexa com as mãos até ficar bem soltinha. Acrescente as gemas e a baunilha e misture bem. Coloque a massa nas forminhas até a borda. Deixe descansar uns 20 minutos antes de assar.  Leve os quindins ao forno pré-aquecido, em banho maria, por mais ou menos 30 minutos ou até ficarem dourados. Desenforme-os quando estiverem frios, fazendo uma pressão com o polegar em um dos lados, para soltá-los. Leve os quindins à geladeira e sirva-os frios.

Bom Apetite.

Quindim dentro do postQuindim dentro do post1Quindim dentro do post2

7 comments on “QUINDIM
  1. Mas vc esta ficando muito aventureira……Bom pras meninas e pro Ze
    Enquanto isso aqui em casa…..Gelatina….é o maximo…
    Coitada da Lu….acho melhor ela visitar a tia ….

  2. Oi, achei maravilhosos os teus quindins, estou pensando em me aventurar, mas não entendi se a glucose tem que espalhar em toda forminha ou só no fundo. Fico no aguardo, obrigada.Rosane

    • Olá Rosane, desculpe a demora, mas estava viajando. É para colocar a glucose só no fundo das forminhas, como pode ver nas fotos. Qdo você assar e desenformar os quindins, eles ficarão com um brilho maravilhoso. Abraços da Coruja.

Say something

Your email address will not be published. Required fields are marked with a grey bar.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>