BELISCÃO COM GOIABADA

Vocês já devem ter percebido que eu adoro resgatar receitas antigas. Aquelas com cara de vó, como dizem minhas filhas. Ultimamente é tanta coisa gourmet, que às vezes sentimos falta daquela comida simples e cheirosa de nossas avós. Aqui em casa brincamos dizendo que o “raio gourmetizador” anda pegando as receitas simples, modificando-as e deixando-as sofisticadas. Acho que em alguns casos até que fica legal, mas tem algumas coisas que quanto mais simples, melhor. Essa bolachinha de hoje tenho certeza que a maioria já comeu na casa de suas avós. Mas a maioria também, nem imagina como ela é feita. Aqui vai uma receita bem simples e muito gostosa. Minhas netas adoraram e até levaram na lancheira da escola. Façam e depois me contem os resultados.

Ingredientes da Massa:

1 lata de creme de leite
1 xícara (chá) de açúcar
3 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
100 grs de manteiga em temperatura ambiente

Ingrediente do Recheio:

300 grs. de goiabada cortada em retângulos finos e pequenos
meia xícara (chá) de açúcar para passar as bolachinhas (opcional)

Modo de preparo da Massa:

Misture o creme de leite, o açúcar, a farinha de trigo e a manteiga. Cubra com filme plástico e deixe descansar por 30 minutos. Enquanto isso, corte a goiabada em retângulos finos e pequenos. Abra a massa em uma superfície enfarinhada, cortando-a em círculos com o auxílio da borda de um copo pequeno ou cortador. Coloque um pedacinho de goiabada no centro e dobre a massa, unindo duas pontas opostas. Você pode fazer diferentes formatos da bolachinha, como mostra na foto abaixo. Arrume-os em forma untada e leve ao forno pre-aquecido por cerca de 30 minutos ou até ficarem ligeiramente dourados. Retire do forno e polvilhe com açúcar. Esse último passo é opcional. As da foto não foram polvilhadas.

Dica: não coloque pedaços de goiabada muito grandes, porque pode escorrer e grudar na forma.

Bom Apetite.

Beliscão com goiabada dentro do postBeliscão com goiabada dentro do post1Beliscão com goiabada dentro do post2

 

 

 

One comment on “BELISCÃO COM GOIABADA

Say something

Your email address will not be published. Required fields are marked with a grey bar.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>